Introdução ao PDCA

O que é ciclo PDCA? Essa sigla é composta por quatro palavras: Plan, Do, Check e Action. Os quais indicam quatro ações a serem implementadas em um processo, de modo a melhorá-lo. Plan (Planejar): consiste no primeiro passo e envolve a …

O que é ciclo PDCA?

Essa sigla é composta por quatro palavras: Plan, Do, Check e Action. Os quais indicam quatro ações a serem implementadas em um processo, de modo a melhorá-lo.

Plan (Planejar): consiste no primeiro passo e envolve a análise da situação que se pretende corrigir ou melhorar. Nessa etapa existem mais quatro passos que ajudam no planejamento da estratégia de atuação. Sendo eles: identificar o problema, analisar os fenômenos, analisar os processos envolvidos e verificar o plano de ação;

Do (Executar): executar as tarefas exatamente como planejadas e recolher dados para verificação dos resultados;

Check (Conferir): após a implementação das estratégias, é necessário comparar o resultado obtido com o esperado;

Action (Ação): depois de analisar os resultados, caso as metas não tenham sido atingidas, são feitas as devidas correções e ajustes necessários para alcançar os resultados esperados. Em seguida, é realizada a padronização das ações nos processos em que foram implementadas.

Benefícios da aplicação do PDCA.

Para sobreviver no mercado é necessário se adaptar a suas mudanças, buscando sempre a otimização das atividades, redução dos custos e eficiência no uso dos recursos, vantagens possibilitadas pelo PDCA.

Isso requer treinamento da mão de obra e controle dos recursos. Através do PDCA, o gestor do  poderá determinar quais são os melhores produtos e serviços a serem oferecidos a seus clientes. Assim como aqueles que têm os melhores retornos. O planejamento será crucial para desenvolver a estratégia de capacitação dos funcionários. Determinar quais materiais serão necessários e os melhores preços de aquisição. Dessa forma, além de aumentar a eficácia do serviço, também reduzirá seus custos por meio da eliminação de desperdício e “retrabalho”.

Além disso, a melhoria promovida pelo PDCA é contínua, por esse ser um processo cíclico. Ou seja, no momento em que se alcança os primeiros resultados, abre-se espaço para que novas ações possam ser planejadas e implementadas, visando sempre melhorar a competitividade da sua organização com relação aos  concorrentes.

Essa metodologia é uma excelente opção para quem visa não apenas aumentar seus lucros, mas também oferecer serviços de qualidade.

Pronto para aproveitar nossa aula?

Course Curriculum

Total learning: 1 lesson Time: 30 minutes

ABOUT INSTRUCTOR

Idealizador e fundador do Portal Planejamento & MIS, Alexandre das Graças é graduado em Sistemas de Informação, possúi MBA em Engenharia de Redes e Sistemas de Telecomunicações e certificação ITIL V3 . Possuí mais de dezesseis (16) anos de experiência na área de Planejamento e Business Intelligente, atuando nos setores de SAC, Cobrança, BI, Planejamento, Projetos e E-commerce. Atualmente é Coordenador de Business Intelligence na maior empresa de Call Center do mundo.

Deixe uma resposta